quarta-feira, 30 de maio de 2012

Mídia Mággica: Jovens Bruxas.

Boa tarde pessoal!

Ontem eu disse na lá página do Bruxedos Mággicos no Facebook que iria começar a escrever sobre alguns filmes, séries, livros e músicas com temas bruxísticos e que talvez iniciasse com Charmed, mas estava tentando organizar as idéias sobre o que escrever e lembrei que na verdade a primeira coisa desse tipo que eu vi foi o filme Jovens Bruxas (The Craft) do ano de 1996, então vou começar por ele.


Eu lembro o que o filme fez na cabeça dos adolescentes da minha época, sou de 88, foi um comentário geral. Claro que foi tema das Aulas de Religião (ainda existem?) e sinceramente pra mim foi um grande referencial para a criação do meu próprio estilo de Magia, naquela época não havia muita coisa em português (principalmente em Maceió) que tratasse a Magia aquela modernidade.

Eu ainda não conhecia as obras de Márcia Frazão nem da Eddie Van Feu e tinha que me matar pra tentar entender o que Eliphas Levi queria me ensinar em O Dogma e Ritual da Alta Magia. Tinha que invadir o carro na hora em que meu pai saia para as aulas de Gnose e quando minha mãe ia para os cursos de Tarô e Astrologia.


Esta cena (acima) eu lembro demais. Muito antes de eu assistir ao filme já havia aprendido com uma tia minha, hoje já falecida, esse truque de levitação.

A gente colocava uma pessoa deitada e sob as axilas e joelhos colocávamos os dois indicadores, nos concentrávamos por alguns minutos e tentávamos levantá-la assim. Algumas vezes as tentativas eram frustradas, mas outras a gente fazia com tanta força que a pessoa quase saía voando de tão leve. Eu não sei o que fazia dar certo, qual era a força ou energia que usávamos, mas dava certo!

Não pretendo me ater muito à história do filme e sim mais naquilo que eu aprendi por tentativa e erro ao assistí-lo, aos ensinamentos que eu pude filtrar nas entrelinhas.


O filme em si fala de três amigas que estão se iniciando na Magia e precisam achar uma quarta garota pra equilibrarem os elementos e abrirem o círculo. Enfim, Sarah chega a cidade totalmente sem amigos após a morte da sua mãe e então entra para o grupo.

Quando as outras meninas perdem o controle Sarah decide sair e tem a sua vida infernizada por Nancy (a mais louca de todas), no fim Sarah relembra que sua mãe era uma bruxa poderosa e invoca seus poderes pra livrá-la de Nancy, que acaba num manicômio, e ainda retira os poderes das outras duas.



Por fim meus amigos eu lembro também de um feitiço que é recitado no filme que pra mim deu certo. Jamais saberei dizer se é um feitiço de verdade ou quem o criou. Lembro também do livro que eu estava lendo na época O Poder da Bruxa de Laurie Cabot onde haviam muitos feitiços em inglês.

Sempre me perguntei se o tradutor(a) do livro não quis traduzir os encantamentos para o português porque isso é uma norma ou se sabia que o mesmo em sua língua original é mais carregado de poder!

Então fiquem com o encanto e tenham uma ótima tarde!

Original: 

This is the time,
This is the hour,
Our is the magic,
Our is the power!

Tradução:

Esse é o tempo,
Essa é a hora,
Nossa é a magia,
Nosso é o poder!


"So mote it be!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...