quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Livro do Mês: Jogos Vorazes - Acabei de ler!

Oi pessoal! Acabei de ler o primeiro volume da trilogia "Jogos Vorazes" durante essa madrugada e vim correndo pra passar minhas impressões sobre o livro com vocês. 


Infelizmente tive que parar de ler a série "A Mediadora" e "As Feiticeiras de East End" porque meu tablet deu pau e eu estava lendo eles em e-book. Aproveitei então, que tenho o box de "Hunger Games" aqui em casa e mandei bala!

A edição que e tenho é o box que vende pela revista da Avon, a capa é em papel fotográfico, é bem frágil e o papel de dentro também é fininho e branco - prefiro livros de capa dura com o papel amarelo encorpado - mas o conteúdo é o mesmo e o preço foi bem legal na época! A editora é a Rocco e a subdivisão é a Jovens Leitores.


Primeiro queria deixar bem claro que eu li o livro depois que assisti ao filme e por incrível que pareça isso foi uma coisa muito boa. O livro é narrado em primeira pessoa, então nós estamos vendo tudo através dos olhos da protagonista, Katniss, mas eu não sou muito fã de livros em primeira pessoa, então ter visto o filme primeiro me ajudou muito pois eu já tinha um universo formado dentro da minha cabeça.

Também não sou muito fã dessa safra nova de romances Y.A. (Young Adults) porque do mesmo jeito que tem coisas muito bem escritas como "Harry Potter" temos coisas do tipo "A Saga Crepúsculo" que só Jesus abençoando pra ver se melhora, sim eu li os dois primeiros volumes porque eu tinha que ver com meus próprios olhos o quão ruins eram aqueles livros.

Bem a história todo mundo já conhece, trata-se de uma Distopia (e foi a primeira que eu li na vida) que é o contrário da Utopia e afora isso a fórmula é bem parecida com muita coisa, a protagonista pobre que tem que manter a família, decepcionada com a mãe e tem uma atitude heroica ao substituir a irmã na colheita anual para os Jogos.


O velho triângulo amoroso também aparece na história, mas o que mais me chamou atenção foi que:

1 -  A autora consegue descrever o cenário muito bem, e nos dá uma protagonista bem humanizada, apesar de Katniss incorporar o Arquétipo da Heroína, ela não deixa de ter pensamentos e atitudes humanas em nenhum momento.

Até mesmo o fato de não conhecer bastante a si mesma para poder identificar se gosta de verdade de Gale ou de Peeta.

2 - As cenas de morte e carnificina são tratadas com um polimento comportado e bem asséptico que muito me agrada, pois não gosto de imaginar coisas nojentas quando estou lendo um livro, em filme é diferente.


E por falar em filme tenho de dar todos os créditos a atriz Jennifer Lawrence que melhorou a personagem Katniss, dando a ela uma feminilidade e flexibilidade, também uma complexidade psicológica que não nos é emitida no livro.

Conclusão: É um livro divertido de ler, linguagem fácil e dinâmica, pra quem curte o gênero Y.A. esse é uma ótima pedida, pois tem algo nas entrelinhas, vemos que a real luta é contra o Sistema e não aquela mesma luta frívola pra ganhar um prêmio. Temos cenas lindas e cheias de emoção que foram muito bem escritas. Enfim, é um livro que vale a pena!


Leiam! Leiam o livro e me digam o que acharam!

2 comentários:

  1. AHHHHHHHHHH tu tava lendo "a mediadora" #morri
    pois termine de ler pq tia Cabot é diva.. uma leitura tão relex *-*
    afz uma vez comprei um livro pela avon e me arrependi.. também foi pra nunca mais.. as edições são toscas, folhas frageis e sinceramente prefiro pegar um pouquinho mais pra ter .. ou esperar promoções ai.. comprei o meu box por 30 reais em uma promo louco do submarino..
    'OOOOO' really? pois eu prefiro livros em primeira pessoa.. eu acho q envolve mais.. já eu fui totalmente ao contrário..tava me segurando pra não assisti o filme pq queria ler primeiro.. e foi o que fiz.. amei.. como sempre filme nem se compara com os livros né.. mas pelo menos instiga as criaturas que não gostam mt de ler para que eles venham a ler oh
    eu gostei de crespusculooooooo *------* faz tempo que eu os li.. quem sabe se eu ler agora eu venha vê um lado negativo..até pq mudamos de opnião sempre né.. mas é um livro que eu comi kkk mas não teria coragem de ler novamente.
    Quanto ajogos vorazes é perfeito..amo distopias.. e a história foi super bem escrita com personagens muito massa e sinceramente amo clichês e a roupagem que os escritores dão a essas historias o/
    termine de ler os outros livros.. tu vai amar.. é bem "Brasil não é pelos 20 centavos" kkkkk acima do romance, das mortes e até mesmo da critica a reality shows ..é uma obra politica de sobrevivência. Massa o teu ponto de vista o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia muito obrigado pelo comentário, é só falta eu ler o último volume d'A Mediadora, mas o tablet deu pau. Já li 10 capítulos do "Em Chamas" e tô gostando muito, tá parecendo mais político e saindo do clichê do romance adolescente.. Gostei da série da Meg Cabot pq ñ é só um romance adolescente, a personagem é muito bem construída, Susan é muuuito irônica e sarcástica! Tem alguns livros em primeira pessoa q eu gosto, "As Brumas de Avalon", "A Mediadora", enfim, mas é que Bella Swan me traumatizou profundamente com livros em primeira pessoa, ela é a coisa mais chata existente nesse mundo e depois dela só a saga "Instrumentos Mortais" que também é péssima!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...