Bom dia meus leitores! Hoje a coisa é rapidinha, haviamos conversado num post anterior sobre a sagrada união do Hieros-Gamos, onde há um encontro sagrado entre duas pessoas: uma só carne. Então como a temática é muito parecida deixo com vocês essa grande novidade, nosso querido amigo O Sentinela está publicando seu 1º livro, trata-se de um livro de poesias eróticas, uma mistura do profano e do sagrado. O prefácio do livro foi feito pelo Profº Drº Antônio de Pádua Dias da Silva que é pós-doutor em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). O professor faz uma breve discussão sobre a poética de Sinestesia:
“Sinestesia, livro de estreia do jovem poeta paraibano Egberto Vital, nos traz uma nova visão da sexualidade masculina. Focando a beleza do ato sexual e fugindo dos pressupostos de que o sexo é pecado, Sua obra exibe, numa linguagem contemporânea, as experiências de sujeitos que vivem suas "fantasias" eróticas. Abordando assuntos que vão desde a masturbação ao sexo comprado, Egberto Vital ousa e muitas vezes até arrisca chocar o público com poemas como "Libido, satisfação e culpa", no qual relata uma cena de puríssima intimidade de uma freira que se sente atraída pela figura masculina alocada em um crucifixo. Em algumas ocasiões, aproxima o ato sexual à prática religiosa, o tendo como uma dádiva divina, o que aproxima a poesia de Egberto Vital à poesia de Adélia Prado, corroborando a visão de George Bataille, que associa o encontro dos corpos ao encontro com o sagrado. A genitália feminina é descrita como um "fruto que deve ser saboreado de todas as formas" para que se possa sentir todos os sabores que podem proporcionar o encontro de corpos. Descrevendo as mulheres (e porque não pensar em homens também?) com que o sujeito poético se relaciona, numa perspectiva nada idealista, Egberto Vital faz com que o leitor se transponha para dentro de sua poesia e sinta as sensações descritas, daí o nome Sinestesia.”
Antônio de Pádua Dias da Silva
Espero que interessem-se pela temática do livro e prestigiem esse poeta em seu início de carreira, uma vez que ele é Nosso, coisa da nossa terra, motivo de muito orgulho para muitos. O livro já está a venda no site http://www.agbook.com.br/book/43175--Sinestesia , lá vocês poderão conferir primeiras páginas e ver do que se trata.
Som e Luz à todos, e um bom domingo!
Muito obrigado, meu amor, pelo post.
ResponderExcluir